Ferramentas Gratuitas
Publicação
Não por acaso o Readymag está no topo desta lista. De todas as ferramentas listadas talvez seja aquela que ofereça maior liberdade de criação. Além de textos, é possível adicionar fotos, vídeos, áudios, galerias de fotos, mapas e embedar (<>) a maioria dos itens listados na parte que trata de ferramentas multimídia, logo abaixo. A ferramenta oferece versões pagas, mas a gratuita dá conta das necessidades de produção de uma grande reportagem multimídia. Além disso, oferece ao usuário a possibilidade de pensar e projetar o design responsivo.
Crie histórias digitais que geram resultados, sem web designers ou desenvolvedores. Construa histórias com áudio e vídeo, com efeitos de animação acionados conforme o leitor rola a tela.
Além de oferecer versões pagas e uma gratuita, o Wix dispõem de uma infinidade de templates que podem auxiliar na construção de grandes reportagens multimídia. Talvez a maior dificuldade seja lidar com a infinidade de botões e ações que podem ser tomadas. Lembre-se, não deixe de avaliar o design responsivo antes de publicar.
Criada inicialmente para publicações de conteúdos no formato de blog, a plataforma Medium têm ganhado cada vez mais adeptos do jornalismo longform e criadores de textos longos de ficção e não-ficção. Além das opções de texto e fotografia, também é possível adicionar vídeos e embedar conteúdos de outros sites, tais como o Twitter. E o melhor: é totalmente gratuita e responsiva.
Google sites é um wiki estruturado e uma ferramenta de criação de páginas web. Fácil de criar e gratuito, o sistema, vinculado ao Google, permite a construção de sites do zero ou a partir de modelos pré-estruturados.
Elementos multimídia
Enriquece uma imagem ou um vídeo com elementos clicáveis na forma de botões, janelas em pop-up, imagens e links.
A Timeline do Knight Lab é uma ferramenta desenhada para descrever, de forma visual, uma história cronológica.
O Apester é uma das ferramentas mais compactas e versáteis para criar testes no estilo BuzzFeed e a partir do conceito de gamificação.
O Playbuzz cumpre funções semelhantes ao Apester, mas com a vantagem de ter mais opções e uma estética menos compacta.
Crie imagens interativas com efeito de comparação.
Produza narrativas com a união entre texto e áudio. Esta reportagem do New York Times usou este recurso, esta do Nexo também.
Crie gráficos em movimento, baixe o gráfico como um vídeo ou gif.
Infográficos:
Flourish, Gephi, Piktochart, Infogr.am, Canva e Google Sheets.
Mapas interativos:
BatchGeo, StoryMap JS, Google Fusion Tables e Flourish.
Atualizado em: 04 de dezembro de 2023